terça-feira, 29 de setembro de 2009

ELEIÇÃO DE CASAL RESPONSÁVEL DE EQUIPE. COMO PROCEDER?





ELEIÇÃO DE CASAL RESPONSÁVEL DE EQUIPE. COMO PROCEDER?

Outubro está chegando, é hora de eleger o Casal Responsável de Equipe do próximo exercício.
Lembramo-nos nesta época do saudoso Padre José Carlos de Mambro, ex-Conselheiro de várias Equipes e Setor de São Carlos, que Deus o tenha zelando por nós, foi ele quem escreveu o seguinte: “se há momento de responsabilidade na vida de uma Equipe é o da escolha do Casal Responsável. Quais os critérios? Acredito que muito se tem errado. Em algumas Equipes se elege por rodízio, por que chegou a sua vez. Noutras por que um casal não vai bem, então, se elege para corrigi-lo. Em outras de acomodados, por que não se quer nada com nada, se elege o último casal que entrou na Equipe.”
Será que são estes mesmos os critérios para escolha do Responsável de uma Equipe de Nossa Senhora?
Vejamos no documento “O Casal Responsável de Equipe”, mais conhecido entre nós como Manual do CRE, os critérios de escolha:
a) todo ano se escolhe um Responsável pela sua Equipe, podendo permanecer o mesmo casal por dois anos consecutivos no máximo, mas é desejável que todos se beneficiem desse serviço. No entanto, nem todos estão aptos para exercer esta função em todos os momentos de sua vida. Portanto, para o bem da Equipe, deve-se escolher o que reúne melhores condições para exercer o serviço nesse momento;
b) A escolha é feita pelos próprios casais da Equipe, de preferência antes da reunião de balanço, de modo que o novo Responsável possa se inteirar melhor das resoluções da Equipe. É uma escolha muito séria, que não se deve permear de interesses ou preferências pessoais, mas com orações e com a intervenção do Espírito Santo. É um ato de fé.
c) Não são critérios de escolha o sorteio e a rotatividade .
d) A escolha se faz por voto secreto, individual, isto é, não de casal. O SCE faz a apuração e anuncia como escolhido o casal que tiver mais da metade dos votos. Se o número não for atingido da primeira vez, vota-se novamente. Se houver empate, o Conselheiro dá o seu voto de minerva, sem dar esse fato a conhecer. Aliás, o Conselheiro deve anunciar o casal escolhido sem anunciar o número de votos atingidos.
e) Cada membro da Equipe deve escolher o casal que se acha mais disponível e mais apto no momento, mas deve acolher o casal voluntário que se achar em boas condições.
f) Nesse processo de escolha deve considerar valores como: coerência entre fé e vida, formação cristã e equipista, apostolado, boa comunicação, amor e entusiasmo pelo Movimento. E deve-se evitar casais que passam por crises conjugal, emocional, etc.
É bom também que o casal esteja disponível e queira participar do EACRE, seja desprendido, tenha esperança, seja otimista, entusiasta e ame a sua Equipe.
Então, pensem bem:
– QUAL É O CASAL DA SUA EQUIPE, NESTE MOMENTO, QUE PREENCHE BEM ESSES REQUISITOS?
Eleja-o!
O Casal Responsável de Equipe é chamado para trabalhar na Vinha do Senhor. E quem escolhe para o serviço não é a Equipe ou em nome próprio que o faz, mas é o próprio Senhor quem escolhe. Do mesmo modo que Deus o escolhe, a responsabilidade que dela decorre é inteira e pessoal diante do Senhor.
É também um chamado à conversão e a um amor maior. O Casal Responsável precisa amar a sua Equipe mais do que os outros. Assim como Jesus indagou a Pedro se ele o amava, mas amava mais que os outros, o Senhor também lhe pergunta hoje:
– Você casal equipista me ama mais que os outros?
Se às vezes você não se sente capacitado para serviço, é bom lembrar-se que Deus não chama os capacitados mas capacita os escolhidos. Então, é preciso colocar-se nas mãos do Senhor e deixar guiar-se por ele de maneira abnegada. E, de mais a mais, o Responsável de Equipe não é um “camelo” mas exerce o seu serviço com a entre ajuda do Sacerdote Conselheiro Espiritual e dos seus irmãos de Equipe que são seus co-responsáveis.
Boas eleições. O Senhor está com todos vocês!

Lourdes e José Benedito de Faria
CR Setor B - São Carlos -
jfariascarlos@...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Retiro do Setor B Região Rio V 29 e 30 de Agosto de 2009.

















Realizado na casa de Retiros Padre Anchieta, São Conrado Rio de Janeiro
Um PCE muito esperado por nós equipistas, tempos fortes vivemos nesse nosso retiro de 2009, o tema proposto pela equipe de retiro voltar as fontes em busca da santidade sob a orientação do Frei Airton carinhosamente chamado (soneca). Que nos levou a meditarmos na santidade pessoal, vida de santidade a dois ( renúncia, aceitação do outro, perdão), deserto, santidade em família , santidade no movimento das ENS, adoração,Santidade na sociedade, O que mais me tocou em especial foi o momento da flor de gericó uma bela dinâmica conduzida pelo Frei Airton. Desejamos aqui agradecer a equipe de retiro por tamanha doação. E ao Frei Airton que nos fez meditar na palavra que Jesus nos deixou em (Jô 7, 37-38) Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem cre em mim, com diz a Escritura: Do seu interior jorrarão rios de água viva.
E ao Padre Saraiva CE da equipe 131 que celebrou a Santa Missa no domingo encerramento.

Um dia de grande alegria o casamento de Caroline e Marcelo





No dia 19 de Setembro a caçulinha dos nossos irmãos de equipe Mariza e Jorge, recebeu o sacramento do matrimônio realizado na Igreja Santo Antônio em Teresópolis. Que Deus e Nossa Senhora estejam sempre com eles nesta linda caminhada lado a lado sempre de mãos dadas bem juntinhos recorrendo a Deus Pai que os uniu. Parabéns por este momento bonito, importante na vida do casal e único e aos seus pais, familiares e amigos.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Interequipes 20.09.2009 Provincia Leste - Região Rio V


No dia 20.09.2009 próximo domingo será realizado a interequipes com horário previsto para iniciar as 15:ooh e término as 18:00h.


E o tema para meditarmos, refletirmos e partilharmos será Amor, Dedicação e Compromisso: Instrumentos para a melhor família equipes possíves!


1. Inquietando o Coração
Inquietar o coração é deixar os fatos da vida entrar em nossa vida e nos questionar sobre a realidade.


2. Iluminando o Coração
Iluminar o coração é deixar Deus tocar o nosso ser com a sua palavra, buscar o consolo da Igreja e a orientação daqueles que nos ajudam na caminhada rumo a Deus, como é, para nós, Padre Caffarel.

3. Encantando o coração
Encantar o coração é partilhar com o irmão o seu pensamento, sua vivência e suas esperanças e que a trocar promova a aproximação com o próximo.

4. Semeando o coração
Semear o coração é tentar concretizar o que foi partilhado na vida prática, na esperança de que possamos crescer como filhos de Deus e seres humanos.


Que as nossas orações sejam elevadas ao nosso Senhor Jesus Cristo para que possamos realmente mergulhar na sua Palavra e nas orienações no Movimnto ENS para que juntos possamos dar frutos bons. Que Nossa Senhora intesseda ao seu filho amado por nossa família equipistas.

OBS: Agradecemos aos irmãos Joana e Vena Setor Pederneiras/SP que carinhosamente idealizaram essa foto e nos dedicaram lá no blog do Cantinho do Pe. Caffarel e informaram que estão em oração por nossa interequipes 2009. Nosso carinho e agradecimento aos irmãos equipistas neste gesto de amizade e unidade que Deus os abençõe.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Foi eleito o novo casal responsável do nosso setor B



Foi eleito o novo casal responsável do nosso setor B os nossos queridos irmãos Yolanda e Edmundo da equipe 131 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Que Deus os ilumine e Nossa Senhora os carregue no seu colo de mãe protetora e amável nessa missão ao qual foram escolhidos.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Aniversário do Pe. Jacques Jacobus Zwaanenburg




Aniversário do Pe. Jacques Jacobus Zwaanenburg

É com muito carinho que lembramos hoje do nosso querido amigo Pe. Jacques pelo seu aniversário natalício completanto 72 anos de vida e 47 anos de Sacerdócio ele que foi conselheiro do nosso Setor B Rio V e também de equipe de base, falar dele é falar de uma alegria contagiante e fora o carinho que ele dedicava a nós equipistas sentimos uma enorme saudade desse amigo que soube ser pastor de suas ovelhas, lembro-me quando o encontrava-mos na missa lá no convento do Carmelo e na fila da comunhão, ele delicadamente fazia um carinho no rosto do casal e no final da Celebração ele fazia questão de vim nos cumprimentar e dizia assim olá santa Valéria e santo Alexandre e interessante que teve um dia que questionei por que ele nos chamava assim! E ele com um sorriso nos lábios me disse filha é para vocês não se esquecerem que foram chamados a santidade e uma vez chamados pelo Senhor vocês são santos nunca se esqueçam disso filhos. Saí daquele diálogo ciente dessa responsabilidade ser Santo(a) e fizemos parte da equipe de retiro em 2005 no qual ele foi o nosso pregador um grande presente para todos nós pois ele é pratico e muito obejetivo em suas colocações e muito atual nos levou a meditar-mos em nossa relação conjugal com muito amor e respeito. Bem só que o nosso estimado Pe. Jacques sofreu uma cirurgia teve que retirar um tumor no cérebro perdeu os movimentos em seu lado direito e fala com uma certa dificuldade e esta contanto com o apoio de um casal amigo que o levou para Brasília e estão cuidando dele e ele esta precisando de ajuda a nossa oração é muito importante mais o nosso gesto concreto será uma grande ação a aquele que muito contribuiu conosco equipistas. Parabéns Pe. Jacques e que Nossa senhora da Saúde o guarde e interceda ao seu filho Jesus pelo senhor um filho muito amado que muito o fez na sua vinha nós somos testemunhas do servo que foi.
OBS: A foto que esta disponivel no blog foi no dia dos seus 70 anos Falamos ontem a noite com o Pe. Jacques por esse telefone ele passou por uma cirurgia de próstata e Hérnia e continua lutando para sua melhora e recuperação.Contato para quem se interessar ajudá-lo 61- 3368-9161 Sra. Leila conta Bradesco Ag.2219-5 Conta 23951-8