terça-feira, 29 de setembro de 2009

ELEIÇÃO DE CASAL RESPONSÁVEL DE EQUIPE. COMO PROCEDER?





ELEIÇÃO DE CASAL RESPONSÁVEL DE EQUIPE. COMO PROCEDER?

Outubro está chegando, é hora de eleger o Casal Responsável de Equipe do próximo exercício.
Lembramo-nos nesta época do saudoso Padre José Carlos de Mambro, ex-Conselheiro de várias Equipes e Setor de São Carlos, que Deus o tenha zelando por nós, foi ele quem escreveu o seguinte: “se há momento de responsabilidade na vida de uma Equipe é o da escolha do Casal Responsável. Quais os critérios? Acredito que muito se tem errado. Em algumas Equipes se elege por rodízio, por que chegou a sua vez. Noutras por que um casal não vai bem, então, se elege para corrigi-lo. Em outras de acomodados, por que não se quer nada com nada, se elege o último casal que entrou na Equipe.”
Será que são estes mesmos os critérios para escolha do Responsável de uma Equipe de Nossa Senhora?
Vejamos no documento “O Casal Responsável de Equipe”, mais conhecido entre nós como Manual do CRE, os critérios de escolha:
a) todo ano se escolhe um Responsável pela sua Equipe, podendo permanecer o mesmo casal por dois anos consecutivos no máximo, mas é desejável que todos se beneficiem desse serviço. No entanto, nem todos estão aptos para exercer esta função em todos os momentos de sua vida. Portanto, para o bem da Equipe, deve-se escolher o que reúne melhores condições para exercer o serviço nesse momento;
b) A escolha é feita pelos próprios casais da Equipe, de preferência antes da reunião de balanço, de modo que o novo Responsável possa se inteirar melhor das resoluções da Equipe. É uma escolha muito séria, que não se deve permear de interesses ou preferências pessoais, mas com orações e com a intervenção do Espírito Santo. É um ato de fé.
c) Não são critérios de escolha o sorteio e a rotatividade .
d) A escolha se faz por voto secreto, individual, isto é, não de casal. O SCE faz a apuração e anuncia como escolhido o casal que tiver mais da metade dos votos. Se o número não for atingido da primeira vez, vota-se novamente. Se houver empate, o Conselheiro dá o seu voto de minerva, sem dar esse fato a conhecer. Aliás, o Conselheiro deve anunciar o casal escolhido sem anunciar o número de votos atingidos.
e) Cada membro da Equipe deve escolher o casal que se acha mais disponível e mais apto no momento, mas deve acolher o casal voluntário que se achar em boas condições.
f) Nesse processo de escolha deve considerar valores como: coerência entre fé e vida, formação cristã e equipista, apostolado, boa comunicação, amor e entusiasmo pelo Movimento. E deve-se evitar casais que passam por crises conjugal, emocional, etc.
É bom também que o casal esteja disponível e queira participar do EACRE, seja desprendido, tenha esperança, seja otimista, entusiasta e ame a sua Equipe.
Então, pensem bem:
– QUAL É O CASAL DA SUA EQUIPE, NESTE MOMENTO, QUE PREENCHE BEM ESSES REQUISITOS?
Eleja-o!
O Casal Responsável de Equipe é chamado para trabalhar na Vinha do Senhor. E quem escolhe para o serviço não é a Equipe ou em nome próprio que o faz, mas é o próprio Senhor quem escolhe. Do mesmo modo que Deus o escolhe, a responsabilidade que dela decorre é inteira e pessoal diante do Senhor.
É também um chamado à conversão e a um amor maior. O Casal Responsável precisa amar a sua Equipe mais do que os outros. Assim como Jesus indagou a Pedro se ele o amava, mas amava mais que os outros, o Senhor também lhe pergunta hoje:
– Você casal equipista me ama mais que os outros?
Se às vezes você não se sente capacitado para serviço, é bom lembrar-se que Deus não chama os capacitados mas capacita os escolhidos. Então, é preciso colocar-se nas mãos do Senhor e deixar guiar-se por ele de maneira abnegada. E, de mais a mais, o Responsável de Equipe não é um “camelo” mas exerce o seu serviço com a entre ajuda do Sacerdote Conselheiro Espiritual e dos seus irmãos de Equipe que são seus co-responsáveis.
Boas eleições. O Senhor está com todos vocês!

Lourdes e José Benedito de Faria
CR Setor B - São Carlos -
jfariascarlos@...

3 comentários:

  1. Oração para este momento crucial da equipe!

    ResponderExcluir
  2. Pôxa meu amores, adorei o artigo, era tudo que eu precisava pra hoje. Deus e nossa mãezinha vos abençoe.
    Bjos
    Socorro e Carlinhos
    Eq. 04 Nossa Senhora do Carmo
    Castanhal-pa
    Setor Pará - Nordeste

    ResponderExcluir
  3. Eli e Silvia Scatolin19 de outubro de 2011 às 12:59

    Amamos esse texto para colocar em nossa Reunião de equipe. Parabéns pela forma de escrita.
    Abraços em Cristo
    Eli e Silvia Scatolin
    Equipe Nossa Senhora da Saúde - Rio Claro - SP

    ResponderExcluir