segunda-feira, 9 de março de 2009

Tema: Voltar as fontes EACRE e Colegiado Nacional chegando nas Bases


Um novo ardor que aliás todos nós precisamos e para meditarmos o salmo 133 que fala da união fraterna, voltar as fontes para caminhar rumo a unidade do movimento através das equipes, não vamos levar para equipe a nossa opinião pessoal mais aquilo que é essencial, aquilo que é alimento o CRISTO.
Buscamos o elemento essencial da forma que oferecemos, também receberemos na equipe. A meta revelada pelo ESPIRÍTO SANTO através do Padre Caffarel ano 2006 em Lourdes nos dez anos de seu falecimento foi lançada a causa da sua beatificação. Que o carisma seja encarnado em todas as equipes e que encontre terrenos favoráveis, buscar na santidade é uma das primeiras atitudes dos PCEs e com graça.
Queremos nos encontrar mais com o pe.Caffarel para que possamos ter mais responsabilidade, amor, e respeito a pedagogia das ENS. Ele descobriu aos 20 anos que JESUS era alguém, descobriu o significado e o valor de sua vida, tomou um novo rumo.
Essa foi e é a única razão que ele quis e quer para cada um de nós casal equipista. Se há um alguém vos ama casais equipista é o pe. Caffarel nos deixou o movimento o caminho que nos leva a JESUS conduzidos por MARIA SANTISSÍMA, ele levantou a bandeira do SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO CRISTÃO, dentro da família e da igreja um sinal do amor de DEUS.
São Paulo nos diz: Ame as suas esposas como CRISTO amou a vossa igreja, vamos fazer uma escuta amorosa e um encontro filial ( como filhos) a caminho da santidade conjugal. Frei Avelino sugere que todo casal equipista deve ter em mãos o Discurso de chantilly e nos relembra que no dia 25.02 de 1930 houve uma inspirição do Espírito Santo ou seja a vontade de Deus. Devemos nos questionarmos para onde vamos e para que estamos. Escutem o crescimento das ENS é um ponto de interrogação, é algo positivo mais pode esconder uma ameaça , um perigo precisando esta alerta! Nada se salva se não haver uma autêntica vigilância , pode gerar uma infidelidade e a decadência.
A exortação: Pe. Caffarel aos casais responsáveis de equipe, não podemos deixar que a nossa equipe caia no caminho da decadência o carisma das ENS gera expectativa hoje as ENS é buscada e apreciada por muitos e nos diz que a pobreza espiritual é pior que a material.
Paulo VI 1970 exortação as ENS: é dom de Deus por que enterrar os talentos por que não trabalhastes com ele meditem parábola dos talentos (Mateus 25.14-30). O Pe. Henri Caffarel informa que um dinamismo novo devera nascer para que a crise conjugal não apareça. A espiritualidade conjugal é uma necessidade que é a indentidade de cada casal equipista , uma vida com sabor de evangelho, mostrar que o casal vive profundamente essa busca. E Frei Avelino nos remete uma pergunta qual é a situação de sua equipe? Setor? E região? E nos orienta a não vivermos como pagãos lembrando que São Paulo nos diz. Nos pede para criarmos uma mentalidade autenticamente cristã de CRISTO, que as ENS seja um movimento vivo no ceio da igreja casais autênticos cristãs .
A equipe de base é a prioridade absoluta guiadas por Jesus Cristo, cada dia tem que ser novo, não pode ser mais um dia somos alicerces para aqueles que estão chegando. A grandeza da herança corresponde a responsabilidade éa das ENS devemos ser Roxa? ou Areia ? se optarmos pela roxa a nossa equipe não vai cair, equipe que esta mal não pode ter coragem de convidar um novo casal pois podem correr o risco a desilusão este novo casal.
A ENS é da igreja para igreja e os estatutos tem suas raízes o evangelho uma linha orientadora. È necessário: regras,normas e exigências desconfiem de quem não quer seguir estas regras e exigências.
Procuremos junto a vontade de Deus em cada momento, novos desafios , novas situações sem perder a indentidade ou seja o Carisma , recriando com fidelidade. Caminhar com reta intenção criatividade e habilidade.
As primeiras equipes: A mulher foi a primeira a ir ao encontro do pe.Caffarel foram buscar o SCE para viver cristamente. A carta do Pedro Mancou e Dona Nancy fazendo brilhar no Brasil o ardor na busca do desejo aquilo que busco com coragem, pedis e vos será dado, nós precisamos descobrir o segredo do êxodo deles., esta no querer de verdade, foram a fonte diretamente no Pe. Caffarel, buscar a santidade como casal, nenhum casal sabia o que era a ENS mas todos sabim o que queriam., da raisz nasce o tronco o caminho se faz caminhando.
Que lugar ocupa Jesus na nossa equipe? Na nossa reunião de equipe? Queremos voltar as fontes para nos renovar o encontro com Cristo nos faz escutar como filho (discípulos )não nos faz cai no ateísmo.
Guardem bem nas ENS o essencial será sempre Jesus. O que nós buscamos quando entramos na ENS?
O tema de 2009 nos faz refletir d maneira radical enquanto equipista. Oração voltar as fontes sem oração estaremos buscando o nada , a oração é o chão preferido do pe.Caffarel, a estrutura das ENS esta alicerçada na vida de oração. Quatorze casais que estão preparando a liturgia do encontro nacional de 2009,antes das reuniões estão rezando os quatros mistérios do rosário de joelhos . A finalidade é se ajudar para buscar a santidade, não se busca a santidade sem buscar o valor da oração, ela é vital para o matrimonio , a falta de oração faz com que desmorone tudo. A Eucaristia que nós buscamos é fruto de quem é orante, eu faço de Deus um amigo o importante é ser orante não rezador. O tempo que dou a oração como encontro com este amigo significa que o tempo que dou é uque amo mais ou menos de acordo com esse tempo.O evangelho é o manual da oração. Queridos CRE meditem a minha equipe é uma vinha que Deus me confiou, com uma equipe espiritualizada, viva é um terreno favorável , façam de tudo com boa vontade ainda que encontremos vasos de barro. E na entrega de pasta entregue uma EQUIPE.
Palestra ministrada por Frei Avelino Pertile - SCE/SR

Um comentário:

  1. gostaria de pedir oracoes por Adriene dos santos, que sofre epilepcia que DEUS possa possa conforta-la e lhe da paz.

    ResponderExcluir